Implantação 2017-08-02T15:22:02+00:00

Implantação

Acompanhamento desde a análise de aderência até a ativação do software.

Implantar uma solução de gestão de acesso não é simples. Como se trata de uma ferramenta que muda a forma de acesso a recursos críticos, é mais que natural encontrar resistência e receio de indisponibilidade por parte dos usuários. Por isso, desenvolvemos um roteiro de implantação que garante mais engajamento dos usuários e segurança no processo.

O processo pode ser efetuado com segurança por nosso time de parceiros e revendas certificadas. Toda a implantação é dividida nos seguintes passos:

Kickoff

Apresentação de equipes, escopo de projeto e fases da implantação e definição de pontos focais.

Planejamento

De acordo com a necessidade da empresa e a missão do projeto,  é desenhada a melhor abordagem para o processo de instalação, configuração e disponibilização da solução em produção.

Além das estratégias, são definidas questões de arquitetura, plano operacional da instalação e requisitos.

Instalação Appliance Físico

Para clientes que optam por soluções em appliance físico, as atividades de instalação correspondem a:

  1. Remoção dos equipamentos das caixas;
  2. Instalação física nos racks;
  3. Conectorização dos cabos de rede e de energia;
  4. Organização de cabos;
  5. Configuração IPs de gerenciamento;
  6. Testes de conectividade;
  7. Monitoramento;
  8. Testes de redundância de fontes;
  9. Testes preliminares de alta disponibilidade de caixa.

Instalação Appliance Virtual

Consiste da Instalação dos Virtual appliances no sistema de virtualização do cliente ou nos appliances físicos, a partir das atividades:

  1. Upload de máquina virtual atualizada;
  2. Configurações Básicas de rede;
  3. Ativação de Licenças;
  4. Monitoramento.

Configuração Lógica

Consiste nas configurações da aplicação em si:

  1. Cadastro de usuários administradores;
  2. Integração de autenticação com Active Directory, LDAP, Radius, Tacacs e Certificado;
  3. Integração com e-mail para notificações;
  4. Integração com Syslog;
  5. Configuração de backup de ambiente;
  6. Configuração de backup de informações críticas;
  7. Testes de integração;
  8. Teste de acesso a dispositivos gerenciados;
  9. Teste de troca de senhas de dispositivos gerenciados.

Configuração de Políticas

  1. Cadastro de usuários;
  2. Perfis de acesso;
  3. Cadastro de ativos gerenciados;
  4. Criação de políticas de acesso;
  5. Políticas de senhas;
  6. Integração de políticas com o Active Directory.

Treinamentos e Capacitação

Uma vez que o ambiente configurado, os usuários e administradores serão capacitados com os treinamentos oficiais senhasegura.

Certificação do Ambiente

Após a configuração completa do ambiente, é iniciado um processo de teste completo para certificar que todas as configurações e integrações estão operantes.

Nesta fase são realizadas os seguintes testes:

  1. Appliances físicos;
  2. Integração;
  3. Falha de aplicação;
  4. Configurações;
  5. Troca de senhas;
  6. Integração com dispositivos gerenciados;
  7. Restore de Backup;
  8. Alta Disponibilidade;
  9. Disaster Recovery.

Ativação do Ambiente

Uma vez certificado, o ambiente é ativado em produção e está preparado para início do roll out.

Roll Out

Após a certificação do ambiente e ativação, é hora de iniciar o processo de inclusão de dispositivos, credenciais e usuários no sistema.

Em etapas bem definidas grupos de servidores e suas credenciais vão sendo inseridas na ferramenta. A partir daí, os usuários perdem acesso às credenciais genéricas e passam a fazer os acesso apenas por dentro do cofre.

Este processo se repete inúmeras vezes, conforme o planejamento, até que todas as credencias, dispositivos e usuários façam seus acessos pelo sistema e a empresa esteja segura.

Operação assistida

Após a entrada em produção é comum aparecerem dúvidas. Neste caso, o senhasegura oferece, através de Professional Services direto do fabricante ou através de seus parceiros certificados, a opção de operação assistida pelo período que o cliente desejar.

Com isto, eliminam-se duvidas iniciais e o cliente pode operar com mais segurança e conforto.

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